Tudo Sobre o Eretrol: Propriedades, Benefícios e Como Tomar

A maca peruana é um tubérculo nativo da região andina e cultivado no Peru principalmente ao qual se atribuem valiosos efeitos no corpo e, sobretudo, é classificado como um alimento ideal para atletas.

Hoje contamos tudo sobre a maca: propriedades, benefícios e como tomar.

Propriedades Maca

Como já dissemos, a maca é um tubérculo como a batata-doce ou a batata, mas de acordo com um estudo realizado por cientistas, destaca a contribuição de proteínas, minerais e vitaminas como vitamina C, ferro, cálcio, magnésio, cobre e zinco.

A contribuição de proteínas, fibras e dos nutrientes citados. Além disso, a proporção de nutrientes pode variar. Dessa forma, você pode ver mais informações no site, pois com o maior teor de proteína avaliado sendo próximo a 10% com uma alta proporção de aminoácidos essenciais.

Da mesma forma, seu principal nutriente são os carboidratos complexos (50-60%) acompanhados por uma proporção considerável de fibras perto de 9%.

Dentre suas propriedades mais valiosas, destaca-se não só o teor de fibras e proteínas vegetais, mas também a contribuição de ácidos graxos poliinsaturados, alcalóides, esteróis vegetais e também glucosinolatos presentes nos brócolis e outras couves, mas que a maca se concentra em maiores proporções.

E como se isso não bastasse, a maca tem propriedades antioxidantes consideráveis ​​que podem proteger todas as células do corpo da morte e dos danos que o estresse oxidativo produz, como conclui um estudo publicado na Food Chemistry.

Principais benefícios

Devido à sua riqueza nutricional, a maca é um alimento que pode ser muito útil para atender às necessidades de determinados nutrientes e prevenir carências, sendo especialmente útil em dietas veganas.

Mas, além disso, sua alta concentração de antioxidantes, fitoesteróis e outros compostos químicos como os mencionados acima foram associados a benefícios na saúde cardiovascular e metabólica.

Porém, os seus benefícios não acabaram por ai. Veja mais algumas vantagens deste composto:

  • Aumenta a libido;
  • Melhora o humor;
  • Aumenta a energia e resistência;
  • Auxilia nos sintomas da menopausa;
  • Aumenta a fertilidade;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Tem propriedades antioxidantes;
  • Melhora a memória e aprendizagem.

Em relação aos seus efeitos no desempenho físico, podemos estimar que seus antioxidantes, seu alto nível de proteína e sua boa proporção de hidratos são benéficos, os efeitos antifadiga e a melhora no desempenho físico.

A maca pode oferecer benefícios ao nosso organismo e contribuir para um melhor desempenho físico, podemos sempre tirar partido das suas características e nutrientes se incluirmos um estilo de vida melhor e de acordo com nossos objetivos ou necessidades.

Como usar Maca Peruana

Em fitoterapeutas ou lojas de suplementos esportivos podemos encontrar o extrato seco e em pó de maca andina ou cápsulas com este ingrediente em seu interior.

O extrato de maca em pó é o que podemos utilizar em algumas preparações culinárias tendo em conta que tem um sabor ligeiramente picante.

Podemos simplesmente adicionar uma colher de chá de maca a um smoothie ou iogurte no café da manhã ou lanche, ou para consumir após o treino.

Da mesma forma, podemos usar a maca para dar sabor a pratos salgados quentes ou frios, ou para acentuar o sabor doce de algumas preparações, como biscoitos caseiros ou bolos integrais.

Contraindicações de uso

O uso do suplemento de maca peruana é totalmente seguro. Apenas algumas pessoas tiveram alguns efeitos adversos ao fazer o uso do suplemento. Até porque o excesso da mesma pode causar alguns sintomas, como:

  1. Insônia;
  2. Nervosismo;
  3. Flatulência;
  4. Dor de estômago;
  5. Náuseas e tonturas;
  6. Erupções cutâneas;
  7. Distensão abdominal.

Agora, como tudo em excesso não pode ser positivo, é melhor respeitar a dose do fabricante.