Renault Duster 2024 problemas mais comuns serão corrigidos?

O Renault Duster, há muito conhecido por seu amplo espaço e robustez, é um competidor no segmento de compactos, destacando-se por sua cabine espaçosa, generoso porta-malas e altura do solo favorável. No entanto, o SUV da Renault também carrega históricos de críticas ao acabamento interno e, infelizmente, não está isento de questões relatadas por seus proprietários.

Em sua versão mais recente, o Duster 2024 produzido em São José dos Pinhais (PR) adotou exclusivamente o motor 1.6 SCe de quatro cilindros, com 120/118 cv e 16 kgfm de torque. No entanto, o Duster topo de linha recebeu uma atualização com um motor 1.3 16V TCe turboflex, gerando 170/162 cv e torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm.

Essa versão mais potente está sempre associada a um câmbio automático de oito marchas simuladas do tipo CVT, que também está disponível nas versões aspiradas. No entanto, o câmbio se tornou uma fonte de problemas, como relatado por alguns proprietários.

Além disso, o Duster acumula reclamações sobre o acabamento interno, uma questão crônica desde a primeira geração lançada em 2011, bem como problemas relacionados à suspensão e à central multimídia. 

Outro ponto de descontentamento diz respeito à disponibilidade de peças de reposição, uma preocupação frequentemente expressa por proprietários em fóruns e no site Reclame Aqui.

A boa notícia é que a Renault respondeu a grande parte das reclamações dos proprietários do Duster. Agora, resta a pergunta: os problemas mais comuns serão corrigidos na versão 2024?

  1. Câmbio Travado

Imagine comprar um Duster novinho na concessionária e, em seguida, ter o câmbio travado após alguns quilômetros de uso. Isso aconteceu com um proprietário, e há outros relatos semelhantes de travamentos na transmissão automática CVT em veículos com menos de 20 mil km rodados. 

No entanto, a grande maioria desses casos recebeu resposta e/ou solução da Renault.

  1. Suspensão e Amortecedores

Ruídos e problemas prematuros no conjunto da suspensão também são queixas comuns entre os proprietários do Duster. Alguns relatos mencionam vazamentos de amortecedores em veículos com apenas 10 mil km rodados, enquanto outros descrevem batidas intensas na caixa de roda, como se o SUV estivesse chegando ao fim de sua vida útil. 

Vale notar que o amortecedor geralmente não é coberto pela garantia das montadoras, mas muitos desses casos receberam atenção da Renault.

  1. Moldura do para-choque

A moldura do para-choque, também conhecida como overbumper, é uma proteção que, no caso do Duster, tende a se soltar facilmente, conforme relatado por proprietários. Muitos deles afirmam que precisam constantemente recolocar essa peça ou, em alguns casos, até a perderam durante viagens. 

Além disso, a falta de disponibilidade do componente nas concessionárias foi um problema, com clientes relatando longas esperas pela reposição. A maioria das reclamações registradas no Reclame Aqui recebeu resposta da Renault.

  1. Maçanetas

O Duster também recebeu críticas relacionadas a ruídos excessivos no painel e à qualidade dos fechamentos. No entanto, um aspecto notável nas queixas dos proprietários é a maçaneta interna. 

Há relatos frequentes de quebra dessa peça e de substituições frequentes, mesmo em veículos com menos de dois anos de uso. A maioria dessas queixas recebeu resposta da montadora.

Com a nova geração do Renault Duster a caminho, resta a expectativa de que esses problemas comuns sejam abordados e solucionados, aprimorando ainda mais a reputação deste SUV popular no mercado automobilístico.

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