O que acontece se não fizer o licenciamento do veículo dentro do prazo?

Se existe uma dor de cabeça que pode ser evitada, é aquela causada por deixar em atraso o licenciamento do seu veículo. Além de ser considerada uma infração gravíssima, com uma multa que pode chegar perto dos R$ 200,00 reais, você ainda perde 7 pontos na carteira, e também pode ter seu veículo guardado no pátio do DETRAN, aí meu amigo (a), também terá de pagar a estadia do tempo que seu veículo ficou lá. Não passam nem um pretinho nos pneus, pode ter certeza.

Por isso vale o velho conselho de prestar atenção nas datas, para que não deixe atrasar o prazo para pagamento do imposto.

O que pode acontecer com o dono do veículo?

Para complicar ainda mais a situação do dono do veículo irregular, o licenciamento em atraso pode causar negativação do proprietário nos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, fora as medidas tomadas dentro das leis de trânsito, ainda corre o risco de ficar com o nome sujinho “eca”. Para evitar transtornos é recomendado emitir a segunda via do boleto de licenciamento pelo site detranlicenciamento.com.br

E se a polícia apreender meu carro?

Esse pode ser realmente um contratempo, além do seu possante ficar em um pátio, muitas vezes no tempo, acaba sendo muito burocrático tirar seu veículo de lá. O dono deve pagar boa parte das dividas do carro, além de também quitar a diária na hospedagem da polícia. Para garantir que nada te aconteça registre-se no CRLV digital para isentar -se da necessidade de andar sempre com o documento do veículo impresso quando pegar a estrada.

Se você não conseguir pagar a dívida, não se preocupe.  Ele provavelmente será bem cuidado por outro dono, já que em caso de não pagamento das dívidas ele irá para leilão. Você não gostaria de ver ele com outro por aí, então, não esqueça do licenciamento do veiculo.

Quem está com o IPVA atrasado não pode fazer o licenciamento

De acordo com as novas regras do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) quem ficar em dívida com o IPVA, que é cobrado no início do ano, acaba ficando com o licenciamento bloqueado. Ou seja, as parcelas até chegarão na casa do usuário para serem pagas, entretanto, o usuário não conseguirá fazer quitação do boleto de licenciamento e nem obter a nova guia do CRLV (Certificado de Licenciamento e Registro Veicular) – também conhecido como o documento do carro – se não estiver com as parcelas do imposto sob propriedade de veículos em dia.

Para emitir a segunda guia de pagamento dos documentos basta acessar os site oficial do Detran do Estado. Assim que a quitação for feita é consigo emitir o boleto atualizado do licenciamento para pagamento

Onde pagar?

O pagamento de todas as cobranças relacionadas ao Detran de todos os estados brasileiros pode ser feito em Caixas conveniados com o Detran, na boca de caixa dos bancos ou então via internet banking. Entretanto, para conseguir pagar online é indispensável que o boleto esteja em dia, caso contrário, será preciso ir até o site oficial do Detran do estado para emitir uma versão atualizada do documento.