Conheça o programa americano copiado do Bolsa Família
Em Março de 2007, o ex-prefeito de Nova York, Michael R. Bloomberg, anunciou sua intenção de testar um conjunto de iniciativas contra a pobreza, chamado Opportunity NYC, que faz pagamentos temporários em dinheiro para famílias pobres para aumentar sua renda a curto prazo, enquanto constrói sua capacidade de evitar a pobreza de longo prazo e de segunda geração.
Tais pagamentos são conhecidos internacionalmente como” transferências em dinheiro condicionais”, porque os pagamentos são condicionados por membros da família fazendo investimentos em seu futuro.
Nos Estados Unidos, exemplos proeminentes deste tipo de política incluem o federal Earned Income Tax Credit (EITC) e a assistência temporária para famílias carentes (TANF), ambos os quais fazem transferências em dinheiro dependendo do esforço de trabalho.
Opportunity NYC foi mais longe do que esses programas, oferecendo pagamentos para um conjunto mais amplo de atividades.
Opportunity NYC incluiu três projectos de demonstração distintos, cada um dos quais optou uma abordagem um pouco diferente. A recompensa familiar foi uma estratégia abrangente, de duas gerações, que se concentrou na educação das crianças, na prevenção da Saúde Familiar e nos esforços de mão-de-obra dos pais. As recompensas do trabalho visavam os esforços de mão-de-obra dos adultos de baixa renda que vivem em moradias subsidiadas. Um terceiro projeto chamado o Programa Spark focado apenas em crianças e seu desempenho escolar. Os três projectos foram apoiados por um consórcio de financiadores privados.
Em colaboração com o escritório do Prefeito, uma série de agências da cidade, e a Seedco (uma força de trabalho privada, sem fins lucrativos e Organização de desenvolvimento econômico), a MDRC ajudou a projetar recompensas familiares e recompensas de trabalho e levou avaliações aleatórias da eficácia desses programas. O Programa Spark foi projetado e avaliado por uma equipe liderada por Roland Fryer da Universidade de Harvard, em colaboração com o Departamento de Educação da cidade de Nova Iorque.
Opportunity NYC foi uma iniciativa do escritório do prefeito para a oportunidade econômica (NYC Opportunity), originalmente criada em 2006 como uma unidade do escritório do prefeito para implementar programas de combate promissores em Nova York. A NYC Opportunity supervisiona as avaliações das iniciativas para determinar o seu sucesso na redução da pobreza e no aumento da auto-suficiência entre os nova-iorquinos.
Depois que evidências iniciais de começaram a surgir sobre os efeitos da oportunidade NYC-Family Rewards, NYC Opportunity e MDRC colaboraram novamente no projeto e teste de uma versão modificada do modelo destinada a fortalecer sua potencial eficácia. Esse projeto, chamado de “Family Rewards 2.0”, foi operado no Bronx, Nova Iorque, e Memphis, Tennessee, com financiamento parcial do fundo federal de Inovação Social (SIF).