As principais leis de trânsito do Brasil que todo motorista deveria conhecer
Embora as normas de trânsito possam variar de acordo com a cidade ou região em que você está, você não deve esperar que os motoristas brasileiros tenham o mesmo respeito pelas leis de trânsito ou etiqueta de trânsito como eles fazem na maioria dos EUA e Europa.
Documentação exigida
Estrangeiros são autorizados a conduzir no Brasil por até 180 dias após entrar no país, se tiverem uma carta de condução válida de seu país de origem. Durante este período você deve levar seu passaporte com você quando você dirigir além de sua licença. Após este período, qualquer estrangeiro deve obter uma carta De Condução brasileira inscrevendo-se em uma escola de condução (autoescola). Para fazer isso, você precisará mostrar prova de identidade, prova de endereço, e um número CPF (Cadastro de Pessoa Física) – usado para fins fiscais. Os funcionários da escola de condução devem ser capazes de responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre o procedimento para a aquisição de uma licença.
Outros documentos que você deve levar durante a condução do seu próprio veículo são: prova de seguro e documentos de propriedade do veículo.
Regras e normas de tráfego
Aqui estão algumas regras importantes que se aplicam aos motoristas em qualquer lugar do Brasil. Quebrar qualquer uma das seguintes regras seria considerado uma violação da lei:
- Ter pelo menos 18 anos de idade para conduzir um carro ou motocicleta.
- Conduzir à direita, ultrapassar à esquerda.
- Os cintos de segurança devem ser utilizados tanto pelo condutor como pelos passageiros. No caso de uma criança demasiado pequena para usar um cinto de segurança, deve ter um cinto de segurança especialmente instalado.
- Os telemóveis só podem ser utilizados com um sistema “sem mãos”.
- Não fique sem gasolina (Sim, é ilegal fazê-lo).
- Nada de conduzir com chinelos.
- Beber e conduzir. Qualquer coisa acima de uma concentração de álcool no sangue de 0,2 gramas (ou seja, uma cerveja para a pessoa média) não será tolerada.
- Os veículos que entram numa rotunda têm de dar lugar aos veículos que já estão na rotunda.
- Nada de virar à direita nas luzes vermelhas, a não ser que a livre indique sinais de direito.
- O seguro básico de terceiros está incluído no imposto de estrada, e a lei não exige que você tenha qualquer seguro adicional. Em caso de acidente, ligue para 198 para a polícia estadual e 192 se precisar de uma ambulância.
Vale a pena notar que as passagens de pedestres são completamente ignoradas na maioria dos lugares, com apenas algumas exceções, como em Brasília. Os sinais de paragem seriam melhor descritos como um sinal de rendimento e, virtualmente qualquer via poderia ser uma via de viragem. Além disso, quando há engarrafamentos repentinos e inesperados, os motoristas podem acenar suas mãos para fora da janela ou usar luzes de emergência para sinalizar outros motoristas para abrandar.
Condições da estrada e precauções de segurança
O Brasil é um grande país com uma ampla rede rodoviária que abrange mais de 1,6 milhões de quilômetros. As melhores estradas estão geralmente mais perto das capitais de estado e dentro de uma franja de algumas centenas de km da Costa. No entanto, conduzir em estradas inter-cidades do Brasil pode representar riscos significativos. Como o Brasil tem uma rede ferroviária deficiente para carga e passageiros, os motoristas ao longo das estradas do Brasil devem ser muito cuidadosos com caminhões/caminhões e por causa das chuvas fortes em certos períodos, juntamente com a fraca qualidade de algumas estradas, você pode esperar uma abundância de buracos.
Tenha cuidado com os motoristas passando no lado direito, com motociclistas zipando e tecendo entre faixas, e com as batedoras piscando você com seus máximos feixes. Ao mudar de faixa certifique-se de que você não bloqueia essas pistas imaginárias de motocicleta que podem levar a acidentes ou seus espelhos ser arrancados. Por causa disso, você também nunca deve conduzir com o cotovelo espetado fora da janela do carro. Quanto aos tailgaters, movam-se para a direita e mantenham a calma. Lembre-se que muitos motoristas no Brasil estão armados, geralmente para sua própria proteção, mas você nunca sabe do que as pessoas são capazes.